Conheça a Universidade Saiba quem somos Entre em Contato Envie-nos uma mensagem Depoimentos dos estudantes Veja quem passou por aqui Galeria de fotos Fotos dos alunos

Ciências Empresariais

Ciências-Empresariais

 

Grau: Mestrado em Ciências Empresariais (Gestão)

Coordenação:

Prof. Doutor António Cardoso 

Apresentação:

O Mestrado em Ciências Empresariais é voltado para as mais variadas funções, como: quadros superiores de empresas nos mais diversificados ramos, responsáveis por controle de gestão, gerentes, supervisores, profissionais liberais, docentes, técnicos do setor privado e público, entre outros.

Este mestrado está projetado para fornecer competências que habilitem os atuais e futuros responsáveis financeiros e gestores (do setor público e privado) a tomar decisões racionais e a manter um relacionamento informado e criterioso com funcionários e a parte interessada. A área da Gestão visa preparar os profissionais para uma compreensão mais profunda da envolvente empresarial, fornecendo ferramentas que fundamentem as decisões num contexto de incerteza, desenvolvam uma compreensão da gestão nas diversas perspectivas disciplinares e permitam avaliar criticamente as práticas da administração. A área da contabilidade visa preparar os profissionais para o sistema contabilista e análise de documentos de relato financeiro, enquadrados numa visão da contabilidade na tomada de decisões. 

Objetivos:
A pós-graduação stricto sensu tem como objetivo dotar os profissionais de conhecimentos, competências e técnicas na área das Ciências Empresariais. Capacitar profissionais a prática da pesquisa e análise das mais variadas vertentes da gestão.

Carga Horária:

3.000 horas/aula

Metodologia de Ensino:
Os cursos são presenciais com turmas para brasileiros e períodos de aulas condensados em julho de cada ano. A formação teórica será fundamentalmente expositiva, com recurso a suporte de mídia audio-visual, seminários, grupos de discussão e relatórios .

No decorrer do primeiro período presencial será selecionado seu orientador e retornará ao Brasil para realizar sua pesquisa em casa.

Visa-se também a participação ativa do aluno em momentos de discussão de ideias, atividades em grupo e aprendizagem baseada em problemas. A formação prática terá um carácter demonstrativo e ativo (caso seja necessário a disciplina). É competência do corpo docente apoiar o trabalho do discente.

Duração total do Mestrado:

2 anos

Plano de Estudo:

Conforme Despacho n.º 18 298/2006 de 7 de setembro, DR 2ª série n.º 173, alterado com Despacho n.º 12168/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro.

 

1º ano – 1º Semestre

Unidades Curriculares

ECTS

Métodos quantitativos e contabilidade para gestores

6

Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do Consumidor

6

Gestão estratégica e do conhecimento organizacional

6

Responsabilidade social e ética de gestão

6

Opção (a escolher entre Comunicação empresarial; Políticas públicas: gestão orçamental e finanças públicas)

6

Globalização, concorrência e sustentabilidade

6

Psicossociologia do conflito: negociação e mediação

6

Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade

6

Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing

6

Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais

6

2º ano

Unidades Curriculares

ECTS

Metodologia do trabalho científico

4

Dissertação

56

 

Cronograma – Ciências Empresariais
2º feira- 29Jun 3ª feira – 30 Jun 4ª feira – 1 Jul 5ª feira – 2 Jul 6ª feira – 3 Jul
1ª semana 8-12:30h Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional
14-18:30h Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Comunicação Empresarial
2º feira- 6 Jul 3ª feira – 7 Jul 4ª feira -8 Jul 5ª feira – 9 Jul 6ª feira – 10 Jul
2ª semana 8-12:30h Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional
14-18:30h Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial
2º feira- 13 Jul 3ª feira – 14 Jul 4ª feira – 15 Jul 5ª feira – 16 Jul 6ª feira – 17 Jul
3ª semana 8-12:30h Responsabilidade social e ética de gestão Responsabilidade social e ética de gestão Responsabilidade social e ética de gestão Responsabilidade social e ética de gestão Responsabilidade social e ética de gestão
14-18:30h Globalização, concorrência e sustentabilidade Globalização, concorrência e sustentabilidade Globalização, concorrência e sustentabilidade Globalização, concorrência e sustentabilidade Globalização, concorrência e sustentabilidade
2º feira- 20 Jul 3ª feira – 21 Jul 4ª feira – 22Jul 5ª feira – 23 Jul 6ª feira – 24 Jul
4ª semana 8-12:30h Psicossociologia do conflito: negociação e mediação Psicossociologia do conflito: negociação e mediação Psicossociologia do conflito: negociação e mediação Psicossociologia do conflito: negociação e mediação Psicossociologia do conflito: negociação e mediação
14-18:30h Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade
2º feira- 27 Jul 3ª feira – 28 Jul 4ª feira – 29 Jul 5ª feira – 30 Jul 6ª feira – 31 Jul
5ª semana 8-12:30h Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing
14-18:30h Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 6.4/10 (32 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +8 (from 18 votes)
Ciências Empresariais, 6.4 out of 10 based on 32 ratings

Faça já sua Inscrição

Aproveite essa oportunidade!