Conheça a Universidade Saiba quem somos Entre em Contato Envie-nos uma mensagem Depoimentos dos estudantes Veja quem passou por aqui Galeria de fotos Fotos dos alunos

Criminologia

Criminologia

 

Vagas esgotadas para o período letivo de 2018.

Grau: Mestrado em Criminologia

Apresentação:

Atualmente é sabido por todos, que vivemos em tempos marcados por um nível crescente de criminalidade, cada vez mais diversificada e sofisticada, cujas causas necessitamos de estudar aprofundadamente e cujas consequências é imperioso analisar cientificamente, para encontrar os aspectos que melhor defendam dela a sociedade.

Para encontrar essas respostas exige-se conhecimentos aprofundados, que sustentem competências adequadas para lidar com a complexidade do crime, para ajudar a preveni-lo e para a reabilitação do criminoso.

O Mestrado em Criminologia permite estudar as mais importantes vertentes da criminalidade contemporânea, desde a econômica, a cibernética, a ambiental até à criminalidade com motivações étnicas e de gênero, ao mesmo tempo que conduz a uma reflexão atual sobre os sistemas de reação ao crime e sobre mecanismos de prevenção e de reinserção social.

A diversificação dos conteúdos e das competências deles resultantes a par de matérias, com sentido mais prático e vocacionadas para o trabalho no terreno, tornam o Mestrado em Criminologia distintivo no plano internacional e comparável aos melhores já oferecidos. 

Objetivos:
A pós-graduação stricto sensu tem como objetivo dotar os profissionais de conhecimentos, competências e técnicas na área das ciências forenses. Capacitar profissionais a prática da pesquisa e análise das mais variadas vertentes da criminalidade.

Carga Horária:

3.000 horas/aula

Coordenação:

Profª. Doutora Ana Sani

Metodologia de Ensino:
Nossos cursos são presenciais com turmas para brasileiros e períodos de aulas condensados em julho de cada ano. A formação teórica será fundamentalmente expositiva, com recurso a suporte de mídia audio-visual, seminários, grupos de discussão e relatórios . 

No decorrer do primeiro período presencial será selecionado seu orientador e retornará ao Brasil para realizar sua pesquisa em casa.

Visa-se também a participação ativa do aluno em momentos de discussão de ideias, atividades em grupo e  aprendizagem baseada em problemas. A formação prática terá um carácter demonstrativo e ativo (caso seja necessário a disciplina). É competência do corpo docente apoiar o trabalho do discente.

Duração total do Mestrado:

2 anos

Plano de estudo:

Conforme Despacho nº 14418/2011, DR 2ª série n.º 204, de 24 de outubro; alterado com Despacho n.º 12240/2013, de 25 de setembro.

Criminologia
2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado
1ª semana 8-12h Justiça, ética e direitos fundamentais Justiça, ética e direitos fundamentais Justiça, ética e direitos fundamentais Justiça, ética e direitos fundamentais Justiça, ética e direitos fundamentais 8-13h Justiça, ética e direitos fundamentais / Perfis criminais e prognósticos da criminalidade : ….
14-18h Perfis criminais e prognósticos da criminalidade : …. Perfis criminais e prognósticos da criminalidade : …. Perfis criminais e prognósticos da criminalidade : …. Perfis criminais e prognósticos da criminalidade : …. Perfis criminais e prognósticos da criminalidade : ….
2º feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado
2ª semana 8-12h Cultura e criminologia comparada Cultura e criminologia comparada Cultura e criminologia comparada Cultura e criminologia comparada Cultura e criminologia comparada 8-13h Criminalidade, desenvolvimento e segurança comunitária/ Cultura e criminologia comparada
14-18h Criminalidade, desenvolvimento e segurança comunitária Criminalidade, desenvolvimento e segurança comunitária Criminalidade, desenvolvimento e segurança comunitária Criminalidade, desenvolvimento e segurança comunitária Criminalidade, desenvolvimento e segurança comunitária
2º feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado
3ª semana 8-12h Fontes de informação em criminalidade: criminalística e investigação criminal Fontes de informação em criminalidade: criminalística e investigação criminal Fontes de informação em criminalidade: criminalística e investigação criminal Fontes de informação em criminalidade: criminalística e investigação criminal Fontes de informação em criminalidade: criminalística e investigação criminal 8-13h Fontes de informação em criminalidade: criminalística e investigação criminal /Reinserção social:…
14-18h Reinserção social:… Reinserção social:… Reinserção social:… Reinserção social:… Reinserção social:…
2º feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado
4ª semana 8-12h Criminologia biossocial e questões de género Criminologia biossocial e questões de género Criminologia biossocial e questões de género Criminologia biossocial e questões de género Criminologia biossocial e questões de género 8-13h Criminalidade ambiental, cibernética e transnacional/ Criminologia biossocial e questões de género
14-18h Criminalidade ambiental, cibernética e transnacional Criminalidade ambiental, cibernética e transnacional Criminalidade ambiental, cibernética e transnacional Criminalidade ambiental, cibernética e transnacional Criminalidade ambiental, cibernética e transnacional
2º feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado
5ª semana 8-12h Organização judiciária, policial e modelos de interveção Organização judiciária, policial e modelos de interveção Organização judiciária, policial e modelos de interveção Organização judiciária, policial e modelos de interveção Organização judiciária, policial e modelos de interveção 8-13h Questões aprofundadas em direito penal e processual penal/ Organização judiciária, policial e modelos de interveção
14-18h Questões aprofundadas em direito penal e processual penal Questões aprofundadas em direito penal e processual penal Questões aprofundadas em direito penal e processual penal Questões aprofundadas em direito penal e processual penal Questões aprofundadas em direito penal e processual penal
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.2/10 (37 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +11 (from 21 votes)
Criminologia, 7.2 out of 10 based on 37 ratings

Faça já sua Inscrição

Aproveite essa oportunidade!