Usamos Cookies para personalizar e melhorar a sua experiência em nosso site. Visite nossa Politica de Cookies para saber mais.

Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.

cursos queoferecemos

Ciências da Comunicação

Universidade Fernando Pessoa
Cidade: Porto

Duração 2 anos
Área do Curso Humanas e Sociais
Coordenação Profª. Doutora Sandra Tuna e Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso
Carga Horária 90 ECTS
  • Objetivo Geral



    Grau:
     Mestrado em Ciências da Comunicação

    – Relações Públicas, Marketing e Publicidade

    – Jornalismo

    Apresentação:

    O Mestrado em Ciências da Comunicação pretende capacitar e aprimorar a formação de profissionais nas áreas do Jornalismo, das Relações Públicas, Assessoria de Comunicação, Produção, Tecnologias, Marketing e Publicidade.

    Visando seu diferencial para a empregabilidade, o curso promove o equilíbrio entre o estudo teórico das áreas científicas e a formação prático-laboratorial, estimulada através dos laboratórios de televisão, rádio, fotografia, imprensa e mídias digitais. Com a finalidade de prover competências técnicas, estratégicas e operacionais que promovam o seu reconhecimento e diferenciação no mercado de trabalho.

    Objetivo Geral:

    A pós-graduação stricto sensu tem como objetivo dotar os profissionais de conhecimentos, competências e técnicas na área das Ciências da Comunicação. Capacitar profissionais a prática da pesquisa e análise das mais variadas vertentes da comunicação.

    Plano de estudo:

    Conforme Despacho nº 18 361/2006, DR 2ª série n.º 174, de 8 de setembro, alterado com Despacho n.º 12167/2013, 

    Ciências da Comunicação
      2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira   sábado
    1ª semana 8-12h Evolução da comunicação publicitária Evolução da comunicação publicitária Evolução da comunicação publicitária Evolução da comunicação publicitária Evolução da comunicação publicitária 8-13h Evolução da comunicação publicitária / Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade
    14-18h Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade  
      2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira   sábado
    2ª semana 8-12h Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor 8-13h Psicossociologia da Comunicação / Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor
    14-18h Psicossociologia da Comunicação Psicossociologia da Comunicação Psicossociologia da Comunicação Psicossociologia da Comunicação Psicossociologia da Comunicação  
        2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira   sábado
    3ª semana 8-12h Metodologia do trabalho cientifico Metodologia do trabalho cientifico Metodologia do trabalho cientifico Metodologia do trabalho cientifico Metodologia do trabalho cientifico 8-13h Metodologia do trabalho cientifico/ Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia
    14-18h Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia  
      2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira   sábado
    4ª semana 8-12h Gestão da informação: comunicação estratégica Gestão da informação: comunicação estratégica Gestão da informação: comunicação estratégica Gestão da informação: comunicação estratégica Gestão da informação: comunicação estratégica 8-13h Gestão da informação: comunicação estratégica / Design, craitividade, inovação e empreendedorismo
    14-18h Design, craitividade, inovação e empreendedorismo Design, craitividade, inovação e empreendedorismo Design, craitividade, inovação e empreendedorismo Design, craitividade, inovação e empreendedorismo Design, craitividade, inovação e empreendedorismo  
      2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira   sábado
    5ª semana 8-12h Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing 8-13h Identidade corporativa: comunicação institucional / Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing
    14-18h Identidade corporativa: comunicação institucional Identidade corporativa: comunicação institucional Identidade corporativa: comunicação institucional Identidade corporativa: comunicação institucional Identidade corporativa: comunicação institucional  

  • Metodologia de Ensino

    Os cursos possuem aulas presenciais e online, turmas com brasileiros, períodos de aulas presenciais condensadas em julho de cada ano e aulas online no restante do ano em períodos alternados. A formação teórica será fundamentalmente expositiva, com recurso a suporte de mídia audio-visual, seminários, grupos de discussão, relatórios, laboratórios e clínicas pedagógicas. 

    No decorrer do primeiro período presencial será selecionado seu orientador e retornará ao Brasil para realizar sua pesquisa em casa.  Para acompanhamento terá acesso a área do aluno, com secretaria virtual, biblioteca digital, cacifo, e correio eletrônico.

    Visa-se também a participação ativa do aluno em momentos de discussão de ideias, atividades em grupo e aprendizagem baseada em problemas. A formação prática terá um carácter demonstrativo e ativo (caso seja necessário a disciplina). É competência do corpo docente apoiar o trabalho do discente.
    A metodologia poderá ser alterada sem aviso prévio pela universidade.

  • Plano de Estudos

    Conforme Despacho n.º 12167/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro

    RAMO: JORNALISMO

    1º ANO
    UNIDADES CURRICULAR
    TEORIA E HISTÓRIA COMPARADA DO JORNALISMO4
    JORNALISMO ESPECIALIZADO I: JORNALISMO CULTURAL E CIENTÍFICO COMPARADO9
    LABORATÓRIO DE JORNALISMO I: DIÁRIOS DE REFERÊNCIA10
    PSICOSSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO3
    METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO4
    1º ANO
    UNIDADES CURRICULAR
    GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA4
    JORNALISMO ESPECIALIZADO II: JORNALISMO POLÍTICO E ECONÓMICO COMPARADO7
    JORNALISMO ESPECIALIZADO III: JORNALISMO INVESTIGATIVO COMPARADO6
    LABORATÓRIO DE JORNALISMO II: SEMANÁRIOS E MAGAZINES DE REFERÊNCIA7
    LABORATÓRIO DE JORNALISMO III: COMENTARISMO NACIONAL E INTERNACIONAL6
    2º ANO
    UNIDADES CURRICULAR
    ESTÁGIO12
    DISSERTAÇÃO48

    RAMO: RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E MARKETING

    1º ANO
    UNIDADES CURRICULAR
    EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA6
    GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS: PLANEAMENTO DE MARKETING E PUBLICIDADE11
    ESTUDOS DE OPINIÃO, PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR6
    PSICOSSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO3
    METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO4
    1º ANO   
    UNIDADES CURRICULAR
    COMUNICAÇÃO GRÁFICA, AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA6
    GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA4
    DESIGN, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO8
    AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS, DE PUBLICIDADE E DE MARKETING6
    IDENTIDADE CORPORATIVA: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL6
    2º ANO  
    UNIDADES CURRICULAR
    ESTÁGIO12
    DISSERTAÇÃO48

    RAMO: TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO

    1º ANO
    UNIDADES CURRICULARES
    ARQUIVOS E BIBLIOTECAS DIGITAIS4
    PRODUÇÃO, REALIZAÇÃO E EDIÇÃO AUDIOVISUAL10

    PSICOSSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO3

    TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: SOM E IMAGEM9
    METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO4
    1º ANO  
    UNIDADES CURRICULARES
    GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA4
    DESIGN, INFORGRAFIA E COMUNICAÇÃO GRÁFICA8
    TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: FOTOGRAFIA E TRATAMENTO DE IMAGEM7
    MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO4
    PRODUÇÃO DIGITAL MULTIMÉDIA E WEBDESIGN7
    2º ANO  
    UNIDADES CURRICULARES
    ESTÁGIO12
    DISSERTAÇÃO48

Fale conosco peloWhatsApp