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Doutorado em Ciências da Comunicação

Universidade Fernando Pessoa
Cidade: Porto

Duração 3 anos
Coordenação Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa
  • Objetivo Geral



    A Universidade Fernando Pessoa coroa anos de experiência de ensino e investigação em Ciências da Comunicação com a oferta do novo 3.º ciclo de estudos em Ciências da Comunicação, com acreditação plena pela A3ES, para funcionar a partir do ano letivo de 2021/2022.
    O novo curso recolhe a memória, a tradição de estudos e de produção científica do ramo de Jornalismo e Estudos Mediáticos do descontinuado doutoramento em Ciências da Informação, materializada, nomeadamente, na defesa pública das teses apresentadas pelos mais de 30 doutores de várias nacionalidades. Três das teses já concluídas e mais duas das 10 em elaboração foram/são desenvolvidas em cotutela académica com universidades do Brasil.
    O curso capitaliza, também, o acervo do anuário científico Jornalismo e Estudos Mediáticos – Memória e a qualidade do evento científico anual arbitrado Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos, do ramo de Jornalismo e Estudos Mediáticos do mencionado doutoramento em Ciências da Informação, atividades a que dará continuidade.

    OBJETIVOS
    O doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa visa estimular o ensino aprofundado, a pesquisa científica e o pensamento crítico sobre a mais importante e determinante “commodity” das sociedades contemporâneas – a informação, sua nuclearidade e diversidade veicular e discursiva; sobre estratégias comunicacionais orgânicas e inorgânicas, suas gramáticas e artes retóricas; sobre as fronteiras entre a informação e a desinformação; sobre o “populismo”, o “proselitismo da ignorância “ e a “paixão pela idiotia”, de que falava Umberto Eco, fenómenos que, a par com a mercantilização do ódio, enxameiam preocupantemente as redes sociais/digitais; sobre a recolha, o tratamento da informação e a credibilidade das fontes; sobre os limites da liberdade de informação e do direito à informação; sobre a gestão e a ética da informação.
    Procurará, assim:
     

    • Desenvolver compreensão sistemática da génese, da natureza e da função essencial da mediatização da informação e do consumo crítico das mensagens;
    • Fornecer competências, despertar aptidões e promover a apreensão de métodos de investigação científica avançada em Ciências da Comunicação;
    • Orientar e capacitar para o desenho e desenvolvimento  de um projeto de investigação original no campo das Ciências da Comunicação (tese de doutoramento), que, no respeito pela integridade académica, possibilite acrescentar ou alcançar novo patamar de conhecimento.

     

  • Plano de Estudos

    Unidades Curriculares 


    1º Ano:

    Métodos e Técnicas de investigação em Ciências da Comunicação - 15 ECTS

    História e Tendências evolutivas do Jornalismo "ou" Medias Sociais, Literacia e Cultura Digital - 10 ECTS

    Tendências e Problemas da Globalização e da Sociedade da Informação - 5 ECTS

    Argumentação, Evidência e Pós-verdade - 15 ECTS

    Desenho do Projeto de Investigação, de elaboração e de edição da Tese - 15 ECTS


    2º Ano:

    Tese de Doutoramento - 60 ECTS

    3º Ano:

    Tese de Doutoramento - 60 ECTS

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