Usamos Cookies para personalizar e melhorar a sua experiência em nosso site. Visite nossa Politica de Cookies para saber mais.

Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.

cursos queoferecemos

Ciências Empresariais

Universidade Fernando Pessoa
Cidade: Porto

Duração 2 anos
Área do Curso Humanas e Sociais
Coordenação Prof. Doutor António Cardoso e Profª. Doutora Luísa Ribeiro
Carga Horária 120 ECTS
  • Objetivo Geral

    CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

    Grau: Mestrado em Ciências Empresariais (Gestão)

    Coordenação:

    Prof. Doutor António Cardoso e Profª. Doutora Luísa Ribeiro

    Apresentação:

    O Mestrado em Ciências Empresariais é voltado para as mais variadas funções, como: quadros superiores de empresas nos mais diversificados ramos, responsáveis por controle de gestão, gerentes, supervisores, profissionais liberais, docentes, técnicos do setor privado e público, entre outros.

    Este mestrado está projetado para fornecer competências que habilitem os atuais e futuros responsáveis financeiros e gestores (do setor público e privado) a tomar decisões racionais e a manter um relacionamento informado e criterioso com funcionários e a parte interessada. A área da Gestão visa preparar os profissionais para uma compreensão mais profunda da envolvente empresarial, fornecendo ferramentas que fundamentem as decisões num contexto de incerteza, desenvolvam uma compreensão da gestão nas diversas perspectivas disciplinares e permitam avaliar criticamente as práticas da administração. A área da contabilidade visa preparar os profissionais para o sistema contabilista e análise de documentos de relato financeiro, enquadrados numa visão da contabilidade na tomada de decisões. 

    Objetivos:
    A pós-graduação stricto sensu tem como objetivo dotar os profissionais de conhecimentos, competências e técnicas na área das Ciências Empresariais. Capacitar profissionais a prática da pesquisa e análise das mais variadas vertentes da gestão.

    Carga Horária:

    120 ECTS que equivalem aproxidamente a 3.000 horas/aula

    Metodologia de Ensino:

    Os cursos possuem aulas presenciais e online, turmas com brasileiros, períodos de aulas presenciais condensadas em julho de cada ano e aulas online no restante do ano em períodos alternados. A formação teórica será fundamentalmente expositiva, com recurso a suporte de mídia audio-visual, seminários, grupos de discussão, relatórios, laboratórios e clínicas pedagógicas. 

    No decorrer do primeiro período presencial será selecionado seu orientador e retornará ao Brasil para realizar sua pesquisa em casa.  Para acompanhamento terá acesso a área do aluno, com secretaria virtual, biblioteca digital, cacifo, e correio eletrônico.

    Visa-se também a participação ativa do aluno em momentos de discussão de ideias, atividades em grupo e aprendizagem baseada em problemas. A formação prática terá um carácter demonstrativo e ativo (caso seja necessário a disciplina). É competência do corpo docente apoiar o trabalho do discente.
    A metodologia poderá ser alterada sem aviso prévio pela universidade.

    Duração total do Mestrado:

    2 anos

    Plano de Estudo:

    Conforme Despacho n.º 18 298/2006 de 7 de setembro, DR 2ª série n.º 173, alterado com Despacho n.º 12168/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro.

     

    1º ano – 1º Semestre

    Unidades Curriculares

    ECTS

    Métodos quantitativos e contabilidade para gestores

    6

    Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do Consumidor

    6

    Gestão estratégica e do conhecimento organizacional

    6

    Responsabilidade social e ética de gestão

    6

    Opção (a escolher entre Comunicação empresarial; Políticas públicas: gestão orçamental e finanças públicas)

    6

     
     
    Globalização, concorrência e sustentabilidade

    6

    Psicossociologia do conflito: negociação e mediação

    6

    Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade

    6

    Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing

    6

    Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais

    6

    2º ano

    Unidades Curriculares

    ECTS

    Metodologia do trabalho científico

    4

    Dissertação

    56

     

    Cronograma – Ciências Empresariais
        2º feira- 29Jun 3ª feira – 30 Jun 4ª feira – 1 Jul 5ª feira – 2 Jul 6ª feira – 3 Jul
    1ª semana 8-12:30h Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional
    14-18:30h Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Comunicação Empresarial
        2º feira- 6 Jul 3ª feira – 7 Jul 4ª feira -8 Jul 5ª feira – 9 Jul 6ª feira – 10 Jul
    2ª semana 8-12:30h Pesquisa de mercados, regulação e comportamento do consumidor Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional Gestão Estratégica e do conhecimento organizacional
    14-18:30h Metodos quantitativos e contabilidade para gestores Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial Comunicação Empresarial
        2º feira- 13 Jul 3ª feira – 14 Jul 4ª feira – 15 Jul 5ª feira – 16 Jul 6ª feira – 17 Jul
    3ª semana 8-12:30h Responsabilidade social e ética de gestão Responsabilidade social e ética de gestão Responsabilidade social e ética de gestão Responsabilidade social e ética de gestão Responsabilidade social e ética de gestão
    14-18:30h Globalização, concorrência e sustentabilidade Globalização, concorrência e sustentabilidade Globalização, concorrência e sustentabilidade Globalização, concorrência e sustentabilidade Globalização, concorrência e sustentabilidade
        2º feira- 20 Jul 3ª feira – 21 Jul 4ª feira – 22Jul 5ª feira – 23 Jul 6ª feira – 24 Jul
    4ª semana 8-12:30h Psicossociologia do conflito: negociação e mediação Psicossociologia do conflito: negociação e mediação Psicossociologia do conflito: negociação e mediação Psicossociologia do conflito: negociação e mediação Psicossociologia do conflito: negociação e mediação
    14-18:30h Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade Sistemas de informação, modelos decisionais e gestão da qualidade
        2º feira- 27 Jul 3ª feira – 28 Jul 4ª feira – 29 Jul 5ª feira – 30 Jul 6ª feira – 31 Jul
    5ª semana 8-12:30h Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing Gestão de produtos e marcas: planeamento e marketing
    14-18:30h Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais Jogos de gestão: economia para a gestão e finanças empresariais

  • Plano de Estudos

    Conforme Despacho n.º 12168/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro

    1º ANO  
    UNIDADES CURRICULARES
    MÉTODOS QUANTITATIVOS E CONTABILIDADE PARA GESTORES6
    PESQUISA DE MERCADOS, REGULAÇÃO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR6
    GESTÃO ESTRATÉGICA E DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL6
    RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DE GESTÃO6
    OPÇÃO6
    1º ANO  
    UNIDADES CURRICULARES
    GLOBALIZAÇÃO, CONCORRÊNCIA E SUSTENTABILIDADE6
    PSICOSSOCIOLOGIA DO CONFLITO: NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO6
    SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, MODELOS DECISIONAIS E GESTÃO DA QUALIDADE6
    GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS: PLANEAMENTO E MARKETING6
    JOGOS DE GESTÃO: ECONOMIA PARA A GESTÃO E FINANÇAS EMPRESARIAIS6
    2º ANO  
    UNIDADES CURRICULARES
    METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO4
    DISSERTAÇÃO56

Fale conosco peloWhatsApp